A Promessa Cumprida

Era uma vez um príncipe e uma princesa que viviam em reinos muito distantes. Um dia, foram convidados para uma grande festa noutro reino. Conheceram-se e gostaram tanto da companhia um do outro que ficaram toda a noite a conversar e a dançar e acabaram por se apaixonar. Mas o príncipe tinha que deixar a princesa. “Tenho que viajar a reinos distantes e não posso negar-me a fazê-lo. Mas prometo que, quando puder, irei ao teu reino para me casar contigo”, disse o príncipe. “Se prometes voltar, eu prometo esperar por ti”, respondeu-lhe a princesa. “Mas o meu reino é distante e existe apenas um caminho para lá chegar. Terás que ser persistente para o encontrar se me quiseres voltar a ver”. O príncipe assentiu e, com um beijo, partiu.
O príncipe viajou para um reino no outro lado do mundo, onde as pessoas vestiam outras roupas e falavam outra língua. Mas só pensava em regressar e voltar a ver a sua amada. A princesa esperava-o ainda que temesse que o príncipe pudesse não cumprir a sua promessa. Quando terminou a sua missão, o príncipe ficou muito feliz pois podia finalmente procurar o caminho para voltar a ver a sua amada. Parou num reino onde toda a gente vestia de branco e perguntou a um camponês qual o caminho para o reino da princesa. O camponês, vendo um príncipe forte à sua frente, fez-lhe uma proposta: “Se nos ajudar a defrontar o dragão que nos assusta e destrói as nossas casas, dir-lhe-ei o caminho”. O príncipe aceitou e ajudou o reino a construir casas de pedra que o dragão não podia incendiar e a montar armadilhas por toda a floresta para apanhar o dragão. Depois de vencerem o dragão, o camponês cumpriu com a sua palavra: “Terá que seguir sempre para ocidente até um reino onde toda gente fala muito alto. Aí poder-lhe-ão dizer como chegar”. O príncipe agradeceu e partiu feliz por estar mais perto da sua princesa. Passados muitos dias parou junto de um camponês que lavrava a terra e perguntou-lhe qual o caminho para o reino da princesa. O homem, vendo um nobre a seu lado, disse-lhe falando muito alto: “Dir-lhe-ei senhor, mas apenas se convencer o nosso amo a não nos obrigar a trabalhar tanto por tão pouco dinheiro”. O príncipe aceitou. O amo dos camponeses era um homem vaidoso e invejoso que se preocupava pouco com o seu povo, que era muito pobre. Então o príncipe vestiu as suas melhores roupas e pediu uma audiência com o nobre. Conversaram durante largas horas e o príncipe disse que vinha de um reino tão rico que até as fontes de água eram de ouro. O nobre ficou muito surpreendido e perguntou-lhe como era possível. “É fácil”, disse o príncipe. “Pagamos um pouco mais ao nosso povo. Ele fica tão feliz que trabalha muito mais e produz muito melhor”. Então o nobre decidiu aumentar o salário aos seus trabalhadores, que ficaram muito contentes. E disse o camponês: “Está perto, senhor. Passará aquelas montanhas e antes de entrar na planície, o mais estreito caminho do pinhal levá-lo-á ao seu destino”. O príncipe agradeceu e partiu.
A princesa aguardava pelo seu amado, ansiosa pelo dia do seu regresso, quando à janela do seu palácio, viu ao longe um cavaleiro a vir na sua direcção. Correu para a porta pois sabia quem estava a chegar. Quando se encontraram sorriram e abraçaram-se pois o seu amor tinha conseguido superar toda a distância que os tinha separado. Decidiram então casar e viverão felizes para sempre.

Texto escrito por Sónia Santos e Ricardo Domingos

1 comentário:

Leandro disse...

Olá Sandra,
Pois é eu estava a nevegar e sem quere vim dar aqui. Devo dizer que me apaixonei! Esses teus desenhos possuem uma espécie de força icônica muito forte, foi como se derrepente eu saltasse no abismo dos meus perdidos anos e fosse dar de volta ao tempo de minha infância. Também tenho um blog www.soturnaprimavera.blogspot.com
quando der honre-nos com a sua visita. Mais uma vez parabéns e obrigado.